Skateboarding

O QUE É?

É uma prática artística e cultural, que teve origem em Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos) no início da década de 1960. Criado através da necessidade dos surfistas em praticar sua modalidade, utilizando uma prancha de madeira com eixos e rodinhas de patins. Assim, com o skate, ou “surfinho”, na época, eles reproduziam suas manobras nas ruas, calçadas e mais tarde em piscinas com fundo arredondado.

Ao decorrer dos anos o Skateboarding cresceu tanto que hoje é dividido em ao menos 20 modalidades. Sendo três, as principais: Freestyle - modalidade precursora onde o skatista faz várias manobras utilizando apenas o solo. 

E as modalidades que foram reconhecidas como Olímpicas, que estrearam nas Olimpíadas de Tokyo (2020):

  •  Street: Praticado nas Cidades e em pistas com rampas e arquitetura que simula obstáculos de rua, como corrimãos e escadas;
  •  Park: Praticado em pistas que lembram um Banks, e Bowl, com paredes acima de 3 metros, mesclando as transições com obstáculos de Street.

 

OBJETIVO:

Feito com intenção de se divertir e desafiar-se, hoje o skate se tornou um esporte, cuja intenção é a realização de manobras com fluidez e criatividade, demonstrando além de habilidade, personalidade em cima das 4 rodinhas.

Fisicamente traz benefícios como: melhora no equilíbrio e coordenação motora, ganho de condicionamento físico e aeróbico, aumento da concentração, melhora do sistema cardiovascular, flexibilidade, dentre outros. 

Além de ser um estilo de vida, trazer consciência sobre o cuidado dos espaços públicos, do compartilhar e torcer pelo próximo.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

As aulas são destinadas a comunidade, atendendo as idades de 05 a 75 anos, priorizando os alunos da rede pública de ensino.

A duração das turmas é de 03 meses.

 

COMO PARTICIPAR?

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Site e confirmadas no setor administrativo do ginásio em horário comercial.

 

TREINOS LIVRES PARA PRATICANTES COM EXPERIÊNCIA:

É necessária a realização de Cadastro conforme orientação da Confederação Brasileira de Skateboarding:

DIRETRIZES PARA USO DAS PISTAS.

Lembramos que é obrigatório o uso de capacete em todo o espaço.

 

Horários disponíveis:

 

Street:

Terças e quintas das 11h às 19h;

Quartas e sextas das 9h30 às 14h e das 15h30 às 19h;

Sábados das 11h30 às 19h;

Domingos das 9h30 às 19h.

 

Park:

Terças e quintas das 9h30 às 14h e das 15h30 às 19h;

Quartas e sextas das 13h às 19h;

Sábados das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h;

Domingos das 9h30 às 19h.

 

Gui Khury por Pablo Vaz

Gui Khury - Brasileiro de Park 2023 - CNSK8 Tarumã - Fotógrafo: Pablo Vaz

 

 

 

 

Skateboarding  - Pista - Pablo Vaz

 CNSK8 Tarumã - Fotógrafo Pablo Vaz