Ginásio do Tarumã volta a ser palco de grandes espetáculos 15/05/2023 - 15:51

O processo inicial de criação do Complexo Esportivo Rei Pelé começou, na semana passada, com a assinatura do decreto no. 1849, pelo governador em exercício, Darci Piana. O documento formalizou as regras de uso dos espaços disponíveis para associações esportivas, culturais e para a população em geral. A estrutura inclui o Ginásio Almir Nelson de Almeida, conhecido como Ginásio do Tarumã, e a sede da Paraná Esporte, que fica no bairro Capão da Imbuia.

De acordo com o secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, que também assina o decreto, o complexo possui quatro ginásios esportivos reformados que oferecem áreas para 14 modalidades esportivas. Essas instalações agora estarão disponíveis para a população em geral. Além disso, o decreto estadual permite que o Complexo Esportivo Rei Pelé seja utilizado para shows, apresentações de dança, além de outras atividades artísticas e de lazer. A Secretaria de Estado do Esporte será responsável por regulamentar esses eventos.

“Em Curitiba há uma dificuldade de áreas para eventos de grande porte e, a partir da reforma do Ginásio do Tarumã e da sede da Paraná Esporte, os espaços poderão ser usados para eventos de turismo, religiosos e shows, por exemplo. É mais uma opção que damos à capital, aproveitando uma área que é tradicional e muito importante para o esporte do Paraná”, acrescenta Wirbiski.

VISITAS

Na última sexta-feira (12), Flávia Arantes do Nascimento, filha de Pelé, visitou as obras de construção das pistas de skate anexas ao Ginásio do Tarumã. Essa estrutura será parte integrante do novo complexo. Ela elogiou a estrutura disponível e afirmou que é compatível com aquilo que seu pai representava para o mundo. “Eu acredito que o maior legado que meu pai deixou foi essa capacidade de transformar vidas através do esporte. Este é um espaço maravilhoso que reflete a sua grandeza, que reverbera não só no futebol, mas em todas as modalidades esportivas”, disse.

Helio Wirbiski ressaltou que a criação do complexo visa valorizar as crianças e adolescentes que estudam nas escolas públicas da capital paranaense. “É uma homenagem do Governo do Estado ao nosso rei Pelé, que lançou uma campanha de incentivo ao esporte no Paraná em 2019 e sempre defendeu a valorização das crianças. Neste novo complexo, vamos atender duas mil delas por dia com atividades no contraturno escolar, incentivando-as a se tornarem potenciais atletas de alto rendimento, mas principalmente serem melhores cidadãs, essa é uma promessa que fizemos ao Pelé e vamos cumprir”, afirmou emocionado.

Pelé ainda era jogador quando deixou clara a preocupação com o futuro das crianças brasileiras. Diante do Maracanã lotado, em 1969, o já consagrado Rei do futebol, fez um apelo ao marcar o milésimo gol: “Aproveito a oportunidade para pedir a todos os brasileiros que não esqueçam as crianças pobres, que não esqueçam os necessitados".

Além de Flávia, José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, também esteve presente na visita. "Eu, quando era adolescente, gostava muito das competições interescolares. A memória que eu tenho desse momento, na metade dos anos 60, era o fato da gente ter quatro bolas, sendo que uma delas era uma boa meio caquética. Por incrível que pareça a gente jogava muito com essa bola, para economizar as bolas melhores”, conta.

Hoje, ele se surpreende com a qualidade dos equipamentos disponíveis. “Quando entro no Ginásio do Tarumã, vejo milhares de bolas podendo ser usadas pelos meninos, isso é muito emocionante e traz a relação direta entre saúde física e mental. Pra mim, ter visitado o ginásio foi uma delícia”, adiciona.

Segundo ele, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe é o único projeto social apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento no mundo. Com mais de 100 estudos realizados, em sete linhas de pesquisa, o Instituto busca avanços para novos métodos de diagnóstico e tratamento que possam contribuir para a melhora da saúde infantojuvenil.

“Ter o apoio do Pelé e ser o único projeto social no mundo a levar o nome do maior jogador de todos os tempos é uma honra para nós do Pequeno Príncipe. Fazer pesquisas no Brasil é um grande desafio pois os recursos são escassos. O apoio do Pelé abriu muitas portas para que pudéssemos captar recursos nacionais e internacionais. Nos aproximou de esportistas, trouxe visibilidade à ciência e ao Instituto de Pesquisa e também nosso hospital, que já se destaca como o maior e mais completo hospital pediátrico do país”, conclui.

PROJETOS

Atualmente, estão abertas as inscrições para as aulas de projeto de iniciação esportiva nas modalidades de voleibol, handebol, basquete, taekwondo e jiu-jitsu, que acontecem no Ginásio do Tarumã. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Curitiba e federações esportivas. As aulas acontecem de segunda a sexta e são destinadas principalmente para alunos da rede pública de ensino, mas os das escolas particulares também podem participar.

Para se inscrever, é necessário apresentar uma declaração de matrícula do aluno, preencher o formulário de inscrição e levar os documentos no setor administrativo do Ginásio do Tarumã, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1649. Além das aulas tradicionais, também há vagas no projeto ‘Transformando Esporte em Amor’, destinado a pessoas com transtornos do espectro autista e outras síndromes.

Em breve, modalidades como badminton, punhobol, tênis de mesa e tiro com arco também serão disponibilizadas. Neste momento, a Paraná Esporte trabalha na capacitação dos professores e em tratativas com as federações das respectivas modalidades.

SKATE

Com duas pistas oficiais, nas modalidades park e street, as obras anexas ao Ginásio do Tarumã estão com 60% do cronograma de execução concluído. Recentemente, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior esteve presente.

“O Ginásio do Tarumã vai ser modernizado e recriado para voltar aos tempos de glória. Poderá abrigar eventos nacionais e internacionais, além de colaborar com o contraturno escolar, com a formação das nossas crianças. Abrigará também um centro de treinamento com padrão internacional para a prática do skate, permitindo às crianças de Curitiba e do Paraná andarem em uma pista de excelência”, destaca.


Esta notícia foi originalmente publicada no site da Secretaria de Estado do Esporte - PR (www.esporte.pr.gov.br) e o acesso foi realizado em 15/05/2023. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.

GALERIA DE IMAGENS