História do Ginásio do Tarumã

Localizado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1749 - Bairro Tarumã, em Curitiba, o Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, conhecido como Ginásio do Tarumã (o mais antigo do Paraná) é uma instalação esportiva pública de propriedade do Governo do Estado do Paraná, sob gestão da Secretaria do Esporte do Paraná.

Os primeiros movimentos no terreno aconteceram por volta de 1954 com o então Governador do Estado Bento Munhoz da Rocha Neto, e sua inauguração oficial se deu em 1965, quando era Governador Ney Aminthas de Barros Braga, a construção passou por seis Governadores. O Tarumã nasceu vinculado a Secretaria de Educação do Estado, através do Departamento de Educação Física do estado, chefiado pelo Professor Hugo Pilato Riva que esteve à frente do DEF durante todo o período da obra, e que segundo a imprensa da época, foi um dos grandes responsáveis pelo projeto. Hugo Riva foi designado para exercer a função de chefe da divisão especial de Desportos no Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná pelo decreto 7827 de 27 de 11 de 1952, permanecendo no cargo até 1968 quando se aposentou.

A imponente cobertura em arco, feita em madeira, é uma de obra de engenharia espetacular, com quase 7.000m² e pé direito de 20m, sendo objeto de pesquisa de acadêmicos dos cursos de arquitetura e engenharia civil, até os dias de hoje.

Em 1963 o Brasil foi bi campeão mundial de basquetebol, a sede foi no Rio de Janeiro, mas o grupo B, que contava com as equipes da Iogoslávia, Porto Rico, Japão e Peru, disputaram suas partidas no Ginásio do Tarumâ, mesmo ainda sem ter sido inaugurado oficialmente. A equipe da Iogoslávia foi a vice campeâ, seguida pela União Soviética com os EUA terminado em 4º lugar.

Com a sua construção finalizada em 1965, foi sede do primeiro curso de Educação Física do Estado do Paraná, intitulado como Escola Superior de Educação Física. Com o tempo passou a ser o palco onde se desenvolveu o esporte amador do Paraná.

Em 1987 o Ginásio sofreu ampla reforma para se tornar o Centro de Excelência de Esportes do Paraná, destacando o seu papel como referência em instalação esportiva no Estado, projeto pelo qual o Governo do Estado apresentou a intenção de vincular a prática esportiva, nas mais diversas modalidades, a atletas de destaque e reconhecimento público por suas conquistas e resultados, formatando programas de referência na formação de jovens atletas. Dessa ação, em 1997, nasceu o time de vôlei feminino intitulado Paraná Vôlei, bicampeão da Superliga (97/98 e 99/00), que teve como local permanente de treinamento o Ginásio do Tarumã na cidade de Curitiba, até o ano de 2004. 

Nesse  período jogadoras experientes e internacionalmente reconhecidas, como Fernanda Venturini, Érika, Elisângela e Waleska, sob o comando do técnico Bernardinho, treinaram e jogaram no Ginásio do Tarumã quando o Rexona, time que esteve sediado em Curitiba entre 1997 e 2003 marcou época.

No entanto, nos anos que se seguiram após a saída da equipe de vôlei feminino Rexona, o esporte mudou muito, a tecnologia avançou, os hábitos de consumo da população também sofreu grande impacto das transformações sociais, o Ginásio do Tarumã não teve nenhuma transformação e foi fechado em dezembro de 2013.

Em abril de 2017 o Tarumã foi reinaugurado após passar por amplas reformas. A revitalização englobou uma caixa d’água nova, telhado, iluminação, vestiários, troca do piso da quadra, equipamentos, pintura e limpeza. Também foi instalada, em anexo, uma arena multiuso desmontável de grama sintética. 

Com capacidade para 4.555 pessoas sentadas, o Tarumã vem recebendo diversos eventos esportivos nacionais, entre eles os Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); campeonatos de hóquei em linha, e diversos eventos de artes marciais (judô, jiu jitsu, chute boxe, karatê), além competições internacionais como as duas etapas do Brave, considerado o terceiro maior evento de MMA do mundo.

Atualmente, o calendário de atividades da mais tradicional praça esportiva do Paraná é definido pela Secretaria do Esporte do Paraná que atende solicitações de entidades esportivas conforme a demanda ao longo do ano, sempre levando em conta o interesse público e social do Tarumã para o fomento do esporte paranaense.